Serviços funerários sociais aumentam 32% e atendem 122 famílias no ano passado

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Empresa Funerária Municipal, atendeu 122 famílias por meio do serviço social – gratuito, em 2021. Em comparação com igual período de 2020 teve um aumento de mais de 32%. O serviço social é destinado a famílias que não têm condições de arcar com os custos de serviços funerários. Uma ação que busca auxiliar as pessoas que perderam seus entes queridos com um enterro digno.

A maior parte dos sepultamentos sociais foi feita no Cemitério Nossa Senhora de Fátima, na Vila Celso. No quantitativo geral foram realizados 676 sepultamentos gerais, ao longo de 2021, no Cemitério da Vila Celso. Já no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, da Rua Cuiabá, soma-se 289 sepultamos gerais.

Com o falecimento do ente querido, a família que não tem condições financeira para arcar com as despesas, recebe um encaminhamento da própria Funecat à Secretaria Municipal de Assistência Social. “O auxílio funeral é um dos benefícios eventuais para pessoas em situação de pobreza. Os critérios para concessão desse benefício são: estar em acompanhamento nos serviços da assistência social, ter renda por pessoa da família igual ou inferior a meio salário mínimo, possuir Cadastro Único (CadÚnico), apresentar comprovante de residência de Catanduva, apresentar atestado ou declaração de óbito, apresentar RG e CPF da pessoa falecida”, informa a secretária de Assistência Social Marcela Alvares.

A pessoa que solicitar o benefício precisa passar por entrevista social junto a uma assistência social do CRAS da região onde reside. O benefício de auxílio-funeral inclui: funerária, velório, sepultamento, Serviço de Verificação de Óbito e translado, além do jazigo comum, disponível por três anos, sem custo algum.

NEGOCIAÇÃO

Há pouco mais de dois meses, a Funecat implantou o sistema de cartão de crédito, visando facilitar os pagamentos dos serviços funerários. Com isso, a maior parte do movimento, cerca de 70%, é feita via cartão. O pagamento por PIX também passou a ser aceito e representa 10% dos recebimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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