IBM revela próximo capítulo do watsonx com código aberto, inovações de produto e ecossistema para impulsionar a IA empresarial em escala

Hoje, em sua conferência anual THINK, a IBM anunciou várias novas atualizações para sua plataforma watsonx um ano após sua introdução, bem como os próximos recursos de dados e automação projetados para tornar a inteligência artificial (IA) mais aberta, econômica e flexível para as empresas. Durante sua palestra de abertura, o CEO Arvind Krishna compartilhou os planos da empresa de investir, construir e contribuir para a comunidade de IA de código aberto como parte central da estratégia da IBM.

 

“Acreditamos firmemente em trazer inovação aberta para a IA. Queremos usar o poder do código aberto para fazer com a IA o que foi feito com sucesso com Linux e OpenShift”, disse Krishna. “Aberto significa escolha. Aberto significa mais olhos no código, mais mentes nos problemas e mais mãos nas soluções. Para que qualquer tecnologia ganhe velocidade e se torne onipresente, é preciso equilibrar três coisas: competição, inovação e segurança. O código aberto é uma ótima maneira de alcançar os três.”

 

A IBM lançou uma família de modelos Granite em código aberto e lançou o InstructLab, um recurso inédito, em colaboração com a Red Hat

Reforçando seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a IBM agora abriu uma família de seus modelos de linguagem e código Granite mais avançados e eficientes. Ao abrir esses modelos, a IBM está convidando clientes, desenvolvedores e especialistas globais para desenvolver esses pontos fortes e expandir os limites do que a IA pode alcançar em ambientes corporativos. Disponível hoje sob licenças Apache 2.0 no Hugging Face e GitHub, os modelos Granite de código aberto se destacam por seu processo de desenvolvimento, qualidade, transparência e eficiência.

 

A IBM e a Red Hat também lançaram recentemente o InstructLab — uma abordagem revolucionária para promover a verdadeira inovação de código aberto em torno de LLMs. A metodologia InstructLab permite o desenvolvimento contínuo de modelos base através de contribuições incrementais constantes, assim como o desenvolvimento de software tem trabalhado em código aberto por décadas. Com o InstructLab, os desenvolvedores podem criar modelos específicos para seus domínios de negócios ou setores com seus próprios dados, para que possam ver o valor direto da IA, em vez de apenas os provedores de modelos verem o valor.

 

IBM revela uma nova classe de assistentes watsonx

Para as empresas presas no sandbox de IA, 2024 é o ano de superar as barreiras de entrada desta tecnologia, como a lacuna de habilidades, a complexidade de dados e, talvez o mais importante, a confiança. Para enfrentar esses desafios, a IBM está anunciando várias atualizações e aprimoramentos futuros para sua família de assistentes watsonx e recursos futuros no watsonx Orchestrate para ajudar os clientes a construir seus próprios assistentes de IA em todos os domínios.

 

Os novos assistentes de IA incluem o watsonx Code Assistant para aplicações Enterprise Java (previsão de disponibilidade para outubro de 2024), o watsonx Assistant for Z para transformar a forma como os usuários interagem com o sistema para transferir rapidamente conhecimento e experiência (previsão de disponibilidade em junho de 2024) e uma expansão do watsonx Code Assistant for Z Service com explicação de código para ajudar os clientes a entender e documentar aplicativos por meio de linguagem natural (previsão de disponibilidade em junho de 2024).

 

Além disso, a IBM anunciou vários novos produtos e recursos de dados alimentados por IA generativa para aumentar a forma como as organizações observam, governam e otimizam seus dados cada vez mais robustos e complexos para cargas de trabalho de IA. Saiba mais sobre o próximo IBM Data Product Hub (previsão de disponibilidade em junho de 2024), Data Gate para watsonx (previsão de disponibilidade em junho de 2024) e uma série de atualizações mais recentes e planejadas em watsonx.data.

 

IBM apresenta nova visão e recursos para automação alimentados por IA

Com a expectativa de que a IA generativa impulsione até 1 bilhão de aplicativos até 2028[1], a automação não é mais uma opção – é como as empresas economizarão tempo, resolverão problemas e tomarão decisões mais rapidamente. A IBM está enfrentando esses desafios fornecendo um conjunto de recursos de automação alimentados por IA que permitirão que os CIOs mudem do gerenciamento proativo de seus ambientes de TI para a automação preditiva alimentada por IA. A automação alimentada por IA será uma ferramenta essencial para impulsionar a velocidade, o desempenho, a escalabilidade, a segurança e a eficiência de custos da infraestrutura de uma empresa.

 

Hoje, o portfólio da IBM de produtos de automação, rede, dados, aplicativos e gerenciamento de infraestrutura ajuda as empresas a gerenciar seus ambientes de TI cada vez mais complexos. Incluindo Apptio, Instana e Turbonomic. Para complementar esses produtos, a IBM anunciou recentemente sua intenção de adquirir a HashiCorp, a empresa que ajuda as organizações a automatizar ambientes híbridos e de várias nuvens com o Gerenciamento do Ciclo de Vida da Infraestrutura e o Gerenciamento do Ciclo de Vida da Segurança. Com a HashiCorp, os clientes podem migrar para a nuvem com mais facilidade, independentemente da infraestrutura ou aplicação.

 

Agora, no THINK, a IBM continua avançando em seu portfólio de automação de última geração, visualizando uma nova ferramenta generativa alimentada por IA chamada IBM Concert, que estará disponível em junho de 2024. O IBM Concert servirá como o “sistema nervoso central” da tecnologia e das operações de uma empresa. Alimentado pela IA do watsonx, o IBM Concert fornecerá insights generativos orientados por IA em todos os portfólios de aplicativos dos clientes para identificar, prever e sugerir correções para problemas.

 

IBM expande acesso do ecossistema ao watsonx e adiciona modelos de terceiros

A IBM continua a promover um forte ecossistema de parceiros para oferecer aos clientes escolha e flexibilidade, permitir que as principais empresas de software incorporem o watsonx em sua tecnologia e fazer parceria com a IBM Consulting para transformação de negócios corporativos. A IBM Consulting expandiu rapidamente sua experiência global em IA generativa, com mais de 50 mil profissionais certificados em tecnologias IBM e parceiros estratégicos. Nosso ecossistema de parceiros, grandes e pequenos, está ajudando os clientes a adotar e escalar sob medida e de forma responsável a IA em seus negócios.

 

Os parceiros incluem AWS, Adobe, Meta, Microsoft, Mistral, Palo Alto Networks, Salesforce, SAP e SDAIA.

 

Para ver todas as notícias do Think e depoimentos recentes de clientes e parceiros da IBM, visite a IBM Newsroom.

 

As declarações relativas à direção e intenção futuras da IBM estão sujeitas a alteração ou retirada sem aviso prévio e representam apenas metas e objetivos.

 

IDC: Gary Chen, Jim Mercer. “1 bilhão de novos aplicativos lógicos: mais fundo.”

 

Sobre a IBM 

A IBM é uma fornecedora global líder de nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a capitalizar insights a partir de seus dados, agilizar processos de negócios, reduzir custos e a ganhar a vantagem competitiva em suas indústrias. Milhares de entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para impactar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. O avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria entregam opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo compromisso histórico de confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e serviço da IBM.

 

Visite link para mais informações. 

Publicações relacionadas